Você está pronto para o kylix?  
    Seja Bem Vindo(a)

 .NET
 ASP
 ASP.NET
 Assembly
 C
 C#
 CGI
 Clarion
 Clipper
 Cobol
 ColdFusion
 CSS
 Delphi
 DHTML
 HTML
 Java
 JavaScript
 Jscript
 JSP
 Kylix
 Lisp
 LUA
 MAX
 MSP
 Pascal
 Perl
 PHP
 Python
 Qbasic
 SQL
 VBScript
 Visual Basic
 Visual Fox Pro
 Water
 WML
 XML
 XP

 Access
 Oracle
 SQL Server

 Lógica
 Orientação a Objeto
 Programação de Jogos

 Sobre o site
 Publicidade
 Expediente
 Contato



PHPTriad: Pacote de Desenvolvimento PHP





Para trabalhar com a linguagem PHP, você precisa de um servidor Web e de um banco de dados (a parceria de anos já indica o MySQL como melhor opção), rodando em um sistema operacional. Se você já tem experiência com esta ou qualquer outra linguagem, então já está cansado de saber disso, além de estar ciente do trabalho que dá configurar e ativar tudo isso em sua máquina antes de desenvolver algo. Imagine o sufoco que seria para quem está começando a mexer com o PHP...

O PHP Triad é um ambiente de programação em PHP que, entre outras vantagens, viabiliza este processo, para alegria de desenvolvedores iniciantes e experientes. A plataforma traz em seu pacote um servidor web Apache, o banco de dados MySQL e o PHPMyAdmin, além do próprio PHP. Tudo isso foi inserido em um único local e integrado entre si, para que não seja necessário que o usuário se preocupe em configurar tudo isso. Basta instalar o PHP Triad, que, conseqüentemente, instalará todos os componentes necessários junto, e inicializar o servidor web Apache para começar a trabalhar.

Só faltava o ambiente ser projetado para rodar em Linux, mas isso não será possível. Por enquanto, o PHP Triad está habilitado para funcionar apenas sobre a plataforma Windows, garantindo, mesmo assim, a estabilidade e performance que o desenvolvedor necessita. Seguindo a tendência observada há bastante tempo, o PHP Triad é um projeto que utiliza uma licença gratuita, o que resulta no uso do ambiente sem a necessidade de comprá-lo.

Upgrade cobrado

 

Recentemente o PHP Triad chegou a sua versão 3.0 e mudou seu nome para Sokkit, oferecendo os mesmos serviços e atualizando seu pacote, que traz a versão 4.2.3 da linguagem PHP, o servidor web Apache 2 e outras novidades como o suporte a scripts IonCube e um painel de controle reformulado para a manutenção do servidor. Outra novidade do Sokkit é que o pacote foi dividido em dois módulos que facilitam ainda mais sua instalação e configuração. O módulo principal traz o servidor e a linguagem, enquanto que o módulo adicional entrega o banco de dados MySQL e a interface PHPMyAdmin, caso o usuário ainda não os tenham.

Infelizmente a grande novidade que cerca o Sokkit é o fato de que, a partir do momento em que o projeto adotou este nome, seu registro passou a ser vendido por US$19.95, oferecendo total suporte a todas as versões do Windows e vários outros serviços e add-ons que podem ser implementados a ele. O site da ferramenta oferece o link para download após o preenchimento do formulário de compra.

Nem tudo, porém, está perdido. Apesar do Sokkit cobrar pelo seu uso, o bom e velho PHP Triad de código aberto que o originou continua em atividade e seu desenvolvimento tem tido continuidade pelos fãs do ambiente. A “versão free” ainda pode ser baixada de sua seção dentro do site SourceForge.Net. A versão 4.0 beta se equipara ao seu “irmão” pago em atualização e desempenho.

Requisitos de sistema

Tanto o PHP Triad quanto o Sokkit foram desenvolvidos para rodar apenas no Windows e ambos listam os mesmos itens do computador para um bom funcionamento:

  • Windows NT, 2000 ou XP para uso do servidor Web Apache 2, que pode não funcionar em versões anteriores do sistema operacional. Para garantir o funcionamento em outras versões, você pode fazer o downgrade do servidor para a versão 1.3.x
  • Winsock 2 (somente para Windows 95)
  • Internet Explorer 5.0 ou superior
  • 24 Mb de espaço em disco
  • processador Pentium ou superior
  • 256Mb de memória RAM



 

Sobre:  Sobre o Site | Publicidade | Expediente | Contato